ISABEL PEREIRA

 

 

 

Violetista galardoada a nível nacional e internacional que se destaca pela sua atividade orquestral como freelancer no Reino Unido e Portugal. Liderou as violas da Royal Liverpool Philharmonic, Bournemouth Symphony, Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra XXI, Orquestra Filarmónica Portuguesa e da Orquestra Sinfónica Portuguesa - Teatro Nacional de São Carlos da qual é membro. Colabora ainda com a Royal Opera House, Philharmonia, Royal Philharmonic Orchestra, London Sinfonietta, Remix Ensemble e trabalha com a London Philharmonic Orchestra, desde 2009. Participou em inúmeras digressões por todo o mundo, apresentando-se nas salas principais, de destacar são: Carnegie Hall em Nova Iorque, Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, Royal Festival Hall em Londres, Theatre des Champs Elysées em Paris, Conzertgebouw em Amsterdão, Musikverein em Viena, Palau de la Música em Barcelona, Suntory Hall em Tokyo entre muitas outras. Tocou nos principais festivais do mundo e todos os anos se apresenta nos Concertos Promenade BBC “Proms” no Royal Albert Hall em Londres e no Glyndebourne Opera Festival. Isabel colabora frequentemente com os seguintes maestros: Ricardo Mutti, Sir Colin Davis, Christoph Echenbach, Vladimir Jurovski, Gustavo Dudamel, Antonio Papano, Esa-Pekka Salonen, Kurt Masur, Charles Dutoit e solistas: Brendel, Pires, Argerich, Vengerov, Hahn, Mutter, Bell, Mork, entre muitos outros. Gravou dezenas de discos e bandas sonoras sendo as mais conhecidas: O Hobbit e Iron Man (Homem de Ferro).

Em paralelo, colabora a solo com orquestras e grupos de música de câmara em diversos países de destacar o duo TESSITORI com o guitarrista João Loureiro. Foi também convidada a participar nos seguintes festivais: “Brahms and Friends Festival”, no “Lionel Tertis Viola Festival” e no “Berio Festival – Omaggio – SouthBank R.A.M.”. Neste último interpretou a Sequenza VI de Luciano Berio e do concerto a crítica comenta: “Foi poético e tocado com imaginação vívida, Pereira moveu-se entre duros sons percussivos e uma voz cremosa de intensidade virtuosa (in The Strad July 2004). Apresentou-se em recitais e concertos em Inglaterra, Portugal, Espanha, Japão, Itália e como solista com a Orquestra Gulbenkian sob a direcção de Ronald Zolman e com a Orquestra Artave sob a direcção do maestro Vasco Pierce de Azevedo. 

Vencedora do 1º prémio em viola no Prémio Jovens Músicos Antena 2 RDP em 2000 Isabel foi também bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto estudante na Royal Academy of Music – Londres, onde conclui a sua Licenciatura (First Class) e a Pós-Graduação (Distinction), ambas com qualificação máxima, recebe ainda um diploma de excelência (Dip-Ram) e o “Hilda Wyme Memorial Award”.

 

JOÃO LOUREIRO

 

João Loureiro estudou com os professores Silvestre Fonseca e Acácio Resende (Escola de Música de Santarém) até ao ano de 1997 quando parte para Londres para estudar com a professora Shuko Shibata. A licenciatura em Música, é concluída no London College of Music and Media sob a orientação do professor Carlos Bonell, onde lhe foi atribuído o “British Reserve Strings Prize”. Continua os seus estudos na Royal Academy of Music onde em 2003 conclui a sua Pós – Graduação com Mérito.
Como solista João Loureiro fez recitais em Portugal, Holanda, Alemanha e Inglaterra. Foi o representante de Portugal no primeiro congresso “UNISSONO INTERNATIONAL” na Alemanha, onde realizou vários recitais e fez uma gravação em direto para a SDF Radio. Outras atividades incluem espetáculos de poesia música e dança com o grupo “A Phala”, e teatro musical, ópera e participações com orquestra tal como a BBC Philarmonic Orchestra.
Em Agosto de 2009, João apresentou-se com a Britten Sinfonia na estreia da ópera “Yellow Sofa” de Julian Phillips em Glyndebourne tendo voltado a ser solicitado para a temporada e digressão em 2012. A sua grande devoção á música de câmara levou-o o a criar alianças com a flautista Vicki Tofts e o flautista Efrain Oscher e o guitarrista Steve Smith. Em 2007 lançou com o Uno Guitar Duo o seu primeiro disco que foi recebido e aclamado pela crítica. “Um álbum totalmente convincente de música maravilhosa, magnificamente interpretada.” (in Classical Guitar Magazine). Em 2014 lançou o seu segundo álbum desta vez com o duo TESSITORI.  João promove presentemente o seu álbum de música original para guitarra solo intitulado “Familiar Faces”, este é inspirado nos heróis menos celebrados das nossas vidas, a família e os amigos